domingo, outubro 27, 2013

Laboratório de pautas: Segundo Ibope, Dilma se reelegeria no 1o. turno em quase todos os cenários

Uma reeleição certa e segura ainda no primeiro turno em quase todos os cenários possíveis para Dilma Rousseff. Esse é o resultado apontado pela pesquisa feita pelo Ibope para conferir as intenções de voto para as próximas eleições. Encomendada pela Rede Globo e o jornal O Estado de São Paulo, os números foram divulgados na última quinta-feira, 24 de outubro.

Segundo a pesquisa, Dilma tem 41% das intenções de voto, contra 14% do senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, e 10% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos do PSB. Nesse cenário, 35% dos entrevistados votariam em branco ou nulo e se declaram indecisos.

A única exceção é a concorrência com a ex-senadora Marina Silva do PSB e o ex-governador de São Paulo José Serra do PSDB, seu adversário nas eleições de 2010.  Contra Marina, Dilma aparece com 39% das intenções de voto, contra 21% de Marina Silva.

Num cenário improvável, já que Marina e Serra não são mais cotados para a disputa nos seus respectivos partidos, Dilma Rousseff recebe 39% das intenções de voto, Marina 21% e Serra 16%. Somados, a ex-senadora e o ex-governador ganham 37% do eleitorado, percentual que iguala o de Dilma considerando-se a margem de erro.

Na simulação para o segundo turno, a presidente ainda lidera as intenções de voto. Dilma recebeu 42% contra 29% de Marina. Contra Aécio Neves a diferença aumenta, 47% de Dilma Rousseff e 19% para Aécio. A vantagem da atual presidente aumenta na disputa contra Eduardo Campos, 45% para Dilma contra 18% para Campos. Já contra José Serra, Dilma leva 44% e Serra 23%.

Em setembro passado a pesquisa divulgada pelo Ibope mostrava 38% das intenções de voto para Dilma, 22% para Marina, 13% para Aécio e 5% para Campos.

A pesquisa ainda ouviu os entrevistados sobre o governo da atual presidente. 38% consideraram bom ou ótimo, 35% regular e 26% julgaram ruim ou péssimo.  Quando perguntados sobre a confiança em Dilma, 49% disseram que confiam e 46% não confiam.

O Ibope ouviu mais de dois mil eleitores de 143 municípios entre 17 e 21 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Os números são favoráveis à presidente, mas também apontam concorrentes

Nenhum comentário: