domingo, julho 27, 2003

Explicando, comentando...

Prometi para mim mesma não fazer deste blog um diário. Posts do tipo hj fui em tal lugar, encontrei tal pessoa, vi tal coisa, ouvi isso, comi aquilo, escritas com a urgência de um tempo real estão absolutamente fora de cogitação. Mas existem coisas que realmente fogem ao nosso controle e precisam ser comentadas no dia em que acontecem.

Só para disfarçar vou começar a falar do meio da semana. O dia era de premiação, o hall de entrada do Teatro Municipal do Rio fervia de gente em trajes de gala se acotovelando entre câmeras e fotógrafos. Famosos e anônimos (onde eu ainda me incluo) eram perseguidos por câmeras e microfones ávidos por uma pose, declaração, aceno ou sorriso. Parece mesmo um mundo à parte, um mundo onde as aparências falam por si. Fiquei estrategicamente ao lado de umas das belas pilastras do hall do teatro, meio me escondendo para acompanhar o burburinho sem fazer parte dele. Ali percebi como seria difícil para mim pleitear uma vaga de repórter em uma dessas revistas de famosos. "Coitada de mim, só conheço os músicos", pensava enquanto admirava a briga dos fotógrafos por closes nas pessoas mais estranhas do mundo. Ficava aliviada quando via entrar caras familiares como a de Paulo Moura, Hermeto Pacoal, César Camargo Mariano, Wagner Tiso, Lirinha, Big Joe Manfra e mais uma penca de músicos, mas ao mesmo tempo revoltada por vê-las passar sem serem notadas pelos flashs. Afinal era um prêmio de música e não uma festinha das novelas globais.

Deixemos as revoltas de lado e nos concentremos nos prêmios. Para mim o ápice absoluto foi o prêmio de Melhor Grupo Regional. O Cordel do Fogo Encantado arrancou aplausos e gritinhos da platéia na hora de buscar seu prêmio no palco. Para mim uma emoção à parte, admiradora confessa do belo trabalho do grupo, foi lindo ver que os meninos conseguiram ser reconhecidos mesmo com um CD independente. São os bons ventos da mudança invadindo a nossa música. Os dois prêmios dados a Hermeto Pascoal e os três de Zeca Pagodinho me deixaram uma sensação de seriedade por trás da festa.

Mas todo este papo foi mesmo para introduzir a pérola do dia. Os grupos LS Jack e Art Popular se enfrentaram hj à tarde no aeroporto Santos Dumont. A notícia foi parar no Globo News sob o título "Baixaria no Santos Dumont - Grupo de pagode e banda de rock brigam no aeroporto". Segundo a nota, um dos pagodeiros teria feito piadinhas para os pops, que não gostaram e partiram para a briga. O resultado foi um pagodeiro com luxação no ombro, um pop com fratura no punho esquerdo e outro pop com sangramento no nariz. O placar nada equilibrado foi decidido na 5ª DP (Mem de Sá), no Centro do Rio, onde todos foram acusados de agressão mútua.

Só rindo muito!

Nenhum comentário: